NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Professor da FEA-USP propõe “contabilidade ambiental”

03/jun/2011

Ele será o primeiro palestrante da 5ª Semana do Meio Ambiente da AEAARP

Amaury José Rezende propõe que instituições e empresas dos setores público e privado adotem uma contabilidade ambiental. Ele é docente da Faculdade de Administração Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e vai falar sobre o tema na palestra “Governança ambiental: reconhecimento, mensuração e evidenciação dos benefícios e impactos ambientais” que abrirá a programação da 5ª Semana do Meio Ambiente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). O evento acontecerá todas as noites de 6 a 10 de junho.

O termo “governança” abarca um conjunto de políticas, regras e procedimentos que têm por objetivo definir políticas, procedimentos e metas. Do ponto de vista ambiental, empresas já têm adotado medidas com a finalidade de reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Rezende cita como exemplo as redes de supermercados que oferecem descontos aos clientes que não utilizam sacolas plásticas para carregar suas compras.

“As ações podem ser adotadas por pequenas, médias e grandes empresas e introduzem mudanças de hábitos e de rotina como, por exemplo, o uso de canecas entre os funcionários em substituição aos copos plásticos”, explica. Rezende observa que na equação ambiental a empresa que não “faz a sua parte” transfere o custo para o setor público, que tem de investir no setor e cobra do cidadão o custo dessa ação.

Algumas empresas brasileiras já estão mensurando o impacto que têm no meio ambiente. Porém, a área ainda é nova. Na Europa, por exemplo, a aplicação de políticas originadas em programas de governança ambiental geraram algumas regras. Em alguns países o consumidor paga 0,15 centavos de Euro por uma garrafa pet, o que corresponde a cerca de 15% do preço total do produto. O dinheiro é devolvido quando ele retorna ao estabelecimento e devolve a garrafa, que terá, então, a destinação correta.

Na palestra Rezende apresentará algumas experiências. Sua intervenção acontecerá 20h30 na sede da AEAARP (Rua João Penteado, 2237).

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross